Antigamente, bastava contar com uma seleção de produtos de qualidade e bons preços para que uma empresa pudesse se destacar no mercado. Porém, agora, as lojas precisam enfrentar diversos outros desafios caso queiram vencer a concorrência. Para ajudar com esses processos, o sistema ERP para atacadista pode ser uma boa opção.

Afinal, é bastante complicado ter que desenvolver estratégias para enfrentar a crise que recai sobre o varejo, criar boa logística de transporte, gerenciar todo o estoque, coordenar a equipe de colaboradores, implementar ações de marketing e, ainda, ter que selecionar os melhores produtos e vendê-los.

A tecnologia pode contribuir de diversas maneiras para melhorar a rotina de uma empresa. Ficou interessado e quer saber como superar esses desafios no seu negócio? Então, descubra as vantagens de usar um sistema ERP para atacadista. É só conferir os 3 benefícios que listamos neste post!

1. Integração

Imagine a seguinte situação: um cliente faz um pedido, mas o produto anunciado não está em estoque ou o seu sistema logístico não conseguirá fazer a entrega. Certamente perderá a venda e ainda verá a imagem da sua empresa prejudicada, não é mesmo? Na maioria das vezes, isso acontece por falhas de comunicação.

Um sistema ERP tem a capacidade de centralizar todas as informações do negócio em um mesmo local e, ainda, permitir o acesso a esses dados por todos os setores da empresa. Assim, é possível, por exemplo, saber quando um produto está em falta no estoque ou quando não há entregadores disponíveis e quais mercadorias são mais vendidas.

2. Emissão de arquivos fiscais

Quem trabalha no comércio sabe que existe um controle bastante rígido por parte da Receita Federal. Caso aconteçam falhas na emissão das documentações exigidas, a empresa pode se ver obrigada a pagar multas e precisar lidar com implicações judiciais. Um processo que pode vir a prejudicar todo o seu trabalho.

Com um sistema ERP, a emissão desses documentos acontece de maneira automatizada, de acordo com as obrigações legais. Assim, a empresa tem a garantia de que emitirá todas as notas corretamente e evitará problemas futuros com o fisco.

3. Tomada de decisões

Como concentra todas as informações da empresa em um mesmo ambiente, o sistema ERP gera uma série de relatórios importantes para a estratégia corporativa. Essas informações permitem avaliar a eficiência das suas vendas, o desempenho dos seus colaboradores, a eficácia dos seus processos, dentre outros aspectos.

Dessa forma, você consegue tomar decisões mais acertadas e desenvolver estratégias de mercado ainda melhores. O resultado disso é o aumento de desempenho e das vendas, desenvolvimento de marca e maior abrangência de mercado.

Uma empresa que busca se destacar no mercado precisa contar com as principais soluções tecnológicas, como o sistema ERP para atacadista. Mas também é necessário ter atenção a outros processos: definir metas realistas e alcançáveis, por exemplo, e verificar regularmente o cumprimento desses objetivos para manter o desenvolvimento do negócio.

Gostou do post? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar ainda mais! Com certeza, temos o sistema de gestão mais adequado às suas necessidades!