Muitos pequenos negócios, quando iniciam suas atividades, preferem não optar por um sistema informatizado e utilizam apenas ferramentas manuais. No entanto, esses métodos não são eficazes, uma vez que provocam muitas falhas, resultando em perda de capital.

Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning), ou Planejamento de Recursos Empresariais, ​para pequenas empresas apresenta diversas funções capazes de aperfeiçoar os processos, tornando-os muito mais rápidos e práticos. Ele permite a melhoria e o crescimento da empresa, além de ser um aliado no sucesso de novos empreendedores. O ERP para pequenas empresas é uma tendência do mercado e apresenta vários benefícios.

Sua função é a de auxiliar a empresa nas tarefas diárias com capacidade de unir informações de vários setores em uma plataforma única, o que otimiza o acesso tanto para gestores como para colaboradores.

Confira agora 4 benefícios que um ERP pode trazer para pequenas empresas!

1. Unificação de operações

Ao trabalhar com planilhas e processos manuais, normalmente você acaba perdendo muito tempo na organização de dados da empresa. Contudo, utilizando um ERP para pequenas empresas, isso não acontece.

Ele unifica todas as operações e informações de qualquer setor do seu negócio. Dessa forma, o gerenciamento empresarial fica muito mais rápido e menos complexo. Você pode acessar todos os dados importantes e realizar atividades por meio de um só lugar, facilitando bastante a gestão da sua empresa.

2. Redução de custos e erros

Outro benefício de optar por um ERP para pequenas empresas é a redução de custos. O software possibilita a realização de todas as atividades rotineiras de modo muito mais rápido. Seus colaboradores conseguirão produzir mais em menos tempo. Consequentemente, os custos do empreendimento diminuirão e os lucros aumentarão.

Outra vantagem é a redução de erros no processamento de informações, visto que a possibilidade de ocorrerem falhas na gestão utilizando um programa é muito mais menor do que os processamentos manuais. Quando um ERP controla os dados do negócio, torna-se bem mais difícil ocorrer algum erro.

3. Controle de impostos

Como já mencionado, esse tipo de sistema diminui a ocorrência de erros. Sendo assim, outra vantagem dessa plataforma é poder controlar todos os impostos com os quais sua empresa deve arcar.

O sistema tributário brasileiro é bastante burocrático, ainda mais quando se trata dos tributos referentes ao setor empresarial. Por isso, contar com esse sistema auxilia no controle de todos esses impostos, fazendo com que eles sejam quitados em dia e sem erros de valores.

4. Segurança

Com um sistema ERP para pequenas empresas, o controle e a gestão dos seus dados serão feitos de forma automática, o que torna mais difícil a ocorrência de alguma fraude, ou que algum dado confidencial seja divulgado indevidamente.

Assim, uma plataforma de gestão de negócios também representa maior segurança, como também proteção para todos os envolvidos na empresa.

Enfim, são vários benefícios que esse sistema oferece para os pequenos negócios. É interessante procurar plataformas que sejam compatíveis com suas atividades. Contratar uma empresa especializada no desenvolvimento desse tipo de software é fundamental. Então, busque soluções que estejam em alta no mercado, como um ERP para pequenas empresas!

Gostou deste post? Que tal saber agora quais são os principais erros na implantação de um ERP e como evitá-los?