Eficiência e agilidade são alguns dos conceitos essenciais para as empresas que buscam sucesso no mercado. No entanto, alcançar bons resultados exige investimentos em estratégias para aumentar produtividade de equipes e colaboradores. Esse, porém, é um desafio a ser enfrentado por todos os negócios.

Estimular funcionários e contar com ferramentas que melhorem a rotina de trabalho é essencial para que se tenha melhor produtividade no ambiente corporativo. As consequências disso são produtos ou serviços com qualidade superior, mais argumentos para conquistar a clientela e otimização dos meios de produção.

Quer saber como aumentar produtividade de equipes? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

1. Tenha metas bem definidas

O primeiro passo para aumentar produtividade de equipes é estabelecer metas claras. Sem elas, é provável que seus colaboradores se sintam ociosos e distraiam-se com atividades menos importantes.

Portanto, é necessário ter funcionários alinhados aos objetivos da empresa e comprometidos com o cumprimento dessas metas. Além disso, empresários e gestores devem acompanhar de perto o rendimento da equipe.

2. Invista em treinamento e capacitação

Conhecimento é necessário para identificar gargalos de produção, promover mudanças na empresa e explorar novas tecnologias. Assim, é preciso investir na captação contínua dos seus colaboradores para que seja possível desenvolver modelos de trabalho mais produtivos.

Para isso, é interessante promover treinamentos, cursos e ações motivacionais — tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. Além disso, capacitar o seu time e conhecer novas ferramentas corporativas é um meio de demonstrar que você confia no potencial da sua equipe.

3. Aposte na automação

A tecnologia sempre foi uma importante aliada para as empresas e, atualmente, conta com diversas ferramentas que tornam os processos produtivos mais eficientes e melhoram o desempenho dos seus funcionários.

Diversos processos do negócio podem ser automatizados, reduzindo o tempo de execução e permitindo uma dedicação maior a áreas mais complexas do trabalho. Ademais, softwares e aplicativos ajudam a tornar os trabalhadores mais produtivos. Vejamos alguns deles:

  • Enterprise Resource Planning (ERP): software que ajuda a controlar as atividades diárias do negócio, abrangendo algumas áreas, como financeiro, contabilidade, fluxo de caixa, tributação, recursos humanos, estoque etc.;
  • Customer Relationship Management (CRM): software que armazena informações dos clientes — tantos dos atuais quanto dos potenciais — e orienta o planejamento de marketing e vendas de uma empresa;
  • Trello: ferramenta para gerenciamento de projetos que permite organizar as tarefas da equipe e controlar o seu cumprimento dentro dos prazos estabelecidos. Dessa forma, aumenta a produtividade ao eliminar o esforço gasto com trabalhos sem importância.

4. Valorize o feedback

Além de estruturar a rotina de trabalho e fornecer soluções tecnológicas, é importante valorizar a entrega de feedbacks para a sua equipe. Nesse sentido, é essencial dar retornos positivos e negativos para que os colaboradores saibam quais tarefas têm sido bem executadas e o que é preciso melhorar.

Fornecer esses feedbacks em tempo real permite que seus funcionários tenham maior conhecimento e controle de suas tarefas, o que aumenta a confiança deles e dá o subsídio necessário para que melhorem a sua atuação.

Para aumentar produtividade de equipes, é necessário investir em estratégias que possam dar as condições ideais para que seus colaboradores aprimorem a sua rotina de trabalho. As dicas apresentadas neste artigo são o caminho para alcançar maior eficiência em suas ações.

Gostou deste artigo sobre como aumentar produtividade de equipes? Então não deixe de ler nosso outro post sobre o que é coworking e ficar por dentro do assunto! Vamos lá!