Antigamente, a análise de dados era realizada manualmente: os números eram lançados em planilhas para, depois, serem selecionados e avaliados. Uma rotina bastante trabalhosa. Com a evolução da tecnologia, foram criados diversos sistemas capazes de fazer a integração de dados de maneira automatizada, o que facilitou esse trabalho de análise.

Entre esses sistemas está o Enterprise Resource Planning (ERP), que consegue organizar todas as informações da empresa de maneira simples e segura. O software consegue integrar todos os processos de um negócio em um mesmo ambiente, melhorando o controle de dados e facilitando a tomada de decisões.

Agora que você conhece um pouco mais desses conceitos, que tal descobrir as vantagens da integração de dados? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!

1. Melhorar a comunicação interna

Se acontece algum problema no estoque de matéria-prima, logo o setor de produção será afetado e, depois, a área de vendas. Em algum momento isso chegará até o administrativo e o financeiro. A melhor forma de superar esses problemas e evitar que o seu negócio seja muito afetado é mantendo uma boa comunicação.

Porém, esse processo às vezes falha porque a empresa conta com canais de comunicação pouco eficientes. Porém, um ERP facilita o trabalho, pois é uma ferramenta que consegue integrar todos os setores: cada departamento consegue acessar as informações centrais e acompanhar o desempenho da empresa como um todo.

2. Aprimorar a tomada de decisões

Informações são essenciais para qualquer empresa. É por meio delas que se consegue avaliar sua situação, analisar o mercado, acompanhar a concorrência e desenvolver estratégias que ajudem o negócio a evoluir. Portanto, os dados são diferenciais estratégicos importantes para qualquer empresário.

Um ERP reúne esses dados em um mesmo ambiente e consegue gerar informações em tempo real, facilitando, assim, as tomadas de decisões. Além disso, os gestores, que conseguem identificar com mais facilidade os gargalos produtivos, vão propor soluções com agilidade e tornar o negócio ainda mais produtivo.

3. Melhorar o monitoramento de resultados

Para se tornarem eficientes, as empresas precisam superar alguns desafios: gargalos de produção, falhas de comunicação, automação de processos, entre outros. Enquanto esses problemas não são resolvidos, a companhia perde produtividade e, consequentemente, apresenta resultados piores.

Com a integração de dados em um ERP, cada setor se torna uma peça da empresa e seu desempenho influenciará as demais áreas. Assim, não haverá um departamento sendo mais produtivo que outro. Como as informações são automatizadas e integradas, será possível padronizar processos e ter um crescimento mais sustentável.

4. Aprimorar a gestão de clientes

Conquistar e fidelizar clientes é essencial para que a empresa mantenha suas operações. Afinal, são eles que trazem receitas para o negócio e, ainda, podem se tornar “garotos propaganda” do seu trabalho. Mas esse não é um processo simples e exige muita dedicação da sua equipe.

Com um software de gestão, a empresa consegue armazenar todos os dados dos clientes atuais e daqueles que por algum motivo entraram em contato com você. Assim, é possível desenvolver estratégias de marketing direcionadas ao seu público, aumentando a eficiência do seu time de vendas.

As empresas que possuem uma boa gestão da informação têm vantagem competitiva frente à concorrência, pois conseguem planejar e executar ações com mais eficiência e qualidade. A integração de dados, como vimos ao longo deste texto, é fundamental nesse processo.

Gostou deste artigo sobre a importância da integração de dados? Então siga-nos no Facebook e Twitter para receber outros conteúdos relevantes.