Você já pensou em implementar um ERP personalizado em sua empresa? Para quem não conhece, todo o propósito de ferramentas ERP — Enterprise Resource Planning, ou, em português, Planejamento de Recurso Corporativo — é proporcionar os recursos que os diversos departamentos de uma empresa precisam de uma maneira completa. Seu papel é otimizar seus fluxos de modo produtivo e se adaptar à realidade de cada departamento. 

Investir em um ERP personalizado significa aumentar ainda mais a eficiência desse recurso, pois toda empresa — em qualquer área de atuação — precisa contar com soluções que atendam às suas necessidades. Caso contrário, seria impossível otimizar seus processos da maneira adequada.

Contentar-se com sistemas incompletos ou que falham em áreas de importância críticas é algo que vai prejudicar os seus resultados, além de tornar mais difícil ter uma postura estratégica com tecnologia. Para não cair nessa armadilha e se convencer, veja as 4 maiores vantagens de ter um ERP personalizado na sua empresa. Vamos lá!

1. Ótimo custo-benefício a longo prazo

De imediato, pode parecer que um ERP pronto seja a melhor escolha, em termos de custo-benefício. No entanto, não se engane: quando passamos a considerar o longo prazo, esse cenário se transforma.

Sempre haverá a necessidade de implementar modificações e melhorias que têm como objetivo ajudar a sua empresa a obter melhores resultados. O uso de um ERP personalizado ajudará nesses casos, sem que seja necessário trocar de solução e pagar mais vezes por isso.

2. Independência para suas operações

Ao trabalhar com um ERP pré-definido, que chega pronto à sua empresa, você estará sempre na dependência das decisões de desenvolvimento dele para contar com novas funcionalidades e recursos. Isso pode dificultar a eficácia dos seus processos do dia a dia.

Alternativamente, ao utilizar um ERP personalizado, aquele software será totalmente pertencente à sua empresa. As mudanças ficarão a seu critério, podendo sempre priorizar aquilo que você mais precisa.

3. Foco em segurança

Convenhamos: os seus dados são preciosos e precisam do máximo de segurança para que as suas informações estratégicas não vazem e tal ocorrência danifique a sua imagem, não é mesmo? Ao usar sistemas ERP de terceiros, há chances de sofrer com vazamentos e vulnerabilidades.

Para se ver livre desse risco, você pode contar com um ERP personalizado. Essa erá uma solução pensada para você, para ser executada dentro do seu ambiente e designada a lidar com os seus dados. Desse modo, todos os protocolos de segurança serão desenvolvidos para proteger as suas informações.

4. Potencial de evoluções, quando necessário

Conforme as necessidades da sua empresa se transformam, as soluções que a sua equipe utiliza também devem se adaptar. Isso é bem mais difícil ao usar um ERP de terceiros, portanto, a solução é ter um sistema personalizado.

Além de contar com os recursos que você precisa ter logo de início, você é capaz de planejar e executar as mudanças necessárias na estrutura dele. Pode ser que um processo mude ou determinada área da sua empresa tenha uma nova demanda. Seja o que for, você pode evoluir a solução utilizada.

Aproveite todos esses benefícios ao fazer a escolha certa: um sistema ERP personalizado de acordo com aquilo que a sua empresa precisa. Esse é um excelente caminho para contar com a vantagem competitiva capaz de alavancar o sucesso dos seus negócios e proporcionar entregas de maior qualidade aos seus vários setores.

Conte com a melhor solução para as necessidades do seu dia a dia. Entre em contato conosco e traga um ERP personalizado para a sua empresa.