Muitas vezes, pequenas empresas têm boas ideias e produtos excelentes no mercado. No entanto, acabam percebendo que é difícil fazer o negócio ser bem-sucedido e continuar crescendo. Se esse é o seu caso, chegou a hora de reavaliar como está a sua cultura organizacional.

Você pode estar se perguntando o que é cultura organizacional e como ela vai ajudar a sua empresa, certo? Continue lendo o nosso post e descobra a resposta!

Saiba o que é cultura organizacional

Um empreendimento precisa desenvolver hábitos, crenças, valores e políticas internas e externas que são capazes de motivar a sua equipe, torná-la mais satisfeita com o trabalho e, consequentemente, aumentar a produtividade dos colaboradores. 

Esse conjunto de ações é o que define a cultura organizacional. Representa o que sua organização entende como importante e valoriza.

Conheça os três níveis da cultura organizacional

Para conseguir descobrir o que é cultura organizacional na prática, você precisa estar atento sobre como ela é dividida e quais ações são necessárias para se alcançar os resultados desejados. 

Primeiramente, você precisa avaliar seus:

1. Artefatos

Quando falamos de arqueologia, artefatos são objetos típicos de alguma civilização (normalmente já extinta) que ajudam a identificar como era a vida daquela população. Eles conseguem, ainda, mostrar algumas preferências e costumes do povo.

De forma similar, os artefatos da sua cultura organizacional são as ferramentas que você usa para demonstrar aquilo que acredita e melhorar o ambiente de trabalho. Esse é o nível mais visível, muitas vezes sendo confundido com a cultura da sua empresa.

2. Crenças, normas e valores

As crenças, normas e valores não são tão fáceis de se ver como os artefatos. Para ter uma melhor visualização, é necessário fazer entrevistas com os colaboradores. Com isso, ficam visíveis as atitudes que o grupo compartilha, como o comportamento que é aceitado dentro da empresa.

3. Pressupostos básicos

Os pressupostos básicos são as suposições que a sua equipe faz e assume como verdade. Muitas vezes, isso influencia a aceitação de alguma atitude que a sua organização pode ter mesmo antes de ser tomada. Eles são percebidos e sentidos, mas não é possível medi-los.

Esse é o nível que merece mais a sua atenção dentro da empresa. Afinal, a satisfação e a felicidade dos seus colaboradores dependerão de como eles encaram as suas ações. Se tiverem estabilidade emocional, vão se sentir bem-sucedidos.

Entenda os benefícios da cultura organizacional

A sua cultura organizacional não é o motivo ou o resultado de a sua empresa ser bem-sucedida, mas sim o meio, ou seja, o ambiente em que esse sucesso acontece. Quando se tem isso em mente, você vai conseguir:

  • promover o respeito no ambiente de trabalho;
  • fazer com que os profissionais tenham foco em desenvolver sua carreira;
  • diminuir os conflitos, tanto internos quanto externos;
  • aumentar a produtividade da sua equipe;
  • ter maior satisfação dos clientes e aumentar as vendas;
  • reter os talentos da sua empresa.

Fica claro que saber o que é cultura organizacional e colocar em prática essa ideia vai trazer muitos benefícios corporativos. Para ser bem-sucedido nessa etapa, lembre-se de dar atenção à sua missão, aos seus valores e às medidas que serão tomadas.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados a esse? Então, leia nosso próximo post e descubra agora como obter resultados nas reuniões com a equipe!