O comércio virtual cresce a cada dia e as exigências dos consumidores estão muito maiores. A comunicação estabelecida entre o cliente e a empresa por meio da internet pode ser o principal ponto entre a fidelização e o destaque perante a concorrência.

Uma forma de melhorar o seu relacionamento com o consumidor é utilizar ferramentas de atendimento online, pois isso garante qualidade, facilidade e agilidade, permitindo que toda a negociação e o pós-venda sejam feitos de forma virtual.

Confira agora quais são as vantagens em adotar esse tipo de atendimento em sua empresa!

Reduz custos

O atendimento online permite duas espécies de economia. A primeira diz respeito ao tempo de atendimento, já que as demandas podem ser tratadas simultaneamente e por profissionais que desenvolvem mais de uma tarefa, como o monitoramento das mídias sociais.

O segundo modelo de economia relaciona-se aos recursos financeiros, visto que o chat online é uma ferramenta mais barata do que o telefone. Os custos com as chamadas telefônicas (aparelhos, impostos e estrutura física) são maiores do que com os da manutenção de uma plataforma de comunicação online.

Aumenta a velocidade da comunicação

A comunicação por meio do chat online é veloz e prática. O cliente coloca em poucas palavras a sua solicitação e envia para o profissional responsável pelo atendimento. Isso pode ser feito a partir de qualquer ponto que tenha acesso à internet, não havendo limitações — ruído, por exemplo — como ocorre em atendimentos por telefone.

Além disso, a rapidez do contato pode auxiliar a conversão, visto que o cliente tira todas as suas dúvidas e pode até deixar de buscar pelos concorrentes.

Permite o atendimento simultâneo

O funcionário consegue atender mais de um consumidor ao mesmo tempo. Como o atendimento online é organizado em janelas diferentes, ele vai respondendo cada cliente conforme as solicitações feitas.

Enquanto um digita o que deseja, ele pode focar na resolução do problema do outro que já terminou de escrever. Esse tipo de atendimento é muito mais dinâmico, pois apenas o texto escrito é usado na comunicação.

Amplia as vendas

O consumidor que é atendido por meio de uma chamada telefônica tende a desistir muito mais do que aquele que se encontra no chat. Além disso, por telefone o tempo de espera é maior e nem sempre é fácil a compreensão. Há também a possibilidade de a ligação ser finalizada a qualquer momento.

Outra questão que precisa ser destacada é a objetividade que ocorre em uma conversa por chat. Ela oferece ao consumidor os dados necessários de forma que ele, por exemplo, possa realizar a compra de uma mercadoria ou a contratação de um serviço — sem o risco da dupla interpretação. As informações são transmitidas e ele pode escolher com mais precisão e segurança.

Armazena o histórico das conversas

Todos os diálogos do atendimento online são armazenados nos servidores da plataforma do chat. Esse armazenamento é preciso para que se possa mensurar os índices de satisfação, assim como serve de segurança para a empresa e para o próprio consumidor.

Destaca-se outro aspecto que é muito interessante para o seu negócio. O chat online aprofunda o conhecimento pessoal de cada um de seus clientes. Isso fortalece o vínculo entre as duas esferas (empresa e cliente) e permite a criação de campanhas personalizadas com a meta de aumentar o volume de vendas.

Sendo assim, além de um bom sistema de gestão, você precisa de uma equipe preparada para utilizar esses mecanismos. É muito importante contar com uma empresa que dê todo o suporte necessário para a melhor performance de sua empresa em realizar o atendimento online, inclusive fornecendo dados que podem ser usados pelo seu time.

E aí, gostou deste post? Siga-nos nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram) e fique por dentro de assuntos como este!