Diversas tecnologias contribuem para tornar as empresas mais eficientes e produtivas. Entre elas está o Enterprise Resource Planning (ou ERP), um software de gestão integrada que ajuda a controlar todas as atividades referentes ao negócio. Mas, você sabe quais são as características essenciais de um ERP?

Esse software corporativo é essencial para dar suporte a empresários e gestores, pois controla o fluxo de informações da empresa e faz a integração dos diversos setores, recursos e processos internos. Assim, assume um papel extremamente estratégico ao dar suporte para as tomadas de decisões.

Agora que já sabe a importância desse software, que tal conferir quais são as características essenciais de um ERP? Acompanhe os próximos parágrafos!

1. Gestão simplificada

Administrar uma empresa é bastante complicado, afinal, são diversas áreas que precisam de atenção: gestão, financeiro, marketing, recursos humanos, operacional e muitas outras. Porém, com um ERP esse trabalho é simplificado e a eficiência administrativa aumenta.

Isso acontece porque as informações centrais do negócio estão reunidas em um mesmo ambiente, o que facilita o acesso aos dados. Fica mais fácil desenvolver planejamentos, acompanhar tarefas e avaliar resultados.

2. Banco de dados unificado

Informações e dados são essenciais para as tomadas de decisões, desenvolvimento de planejamentos, melhoria de processos e outras atividades estratégicas para uma empresa. A má gestão dessas informações faz com que os negócios percam competitividade.

Com um ERP o seu banco de dados pode ser unificado. Isso melhora a análise corporativa, pois fica mais fácil cruzar informações, avaliar globalmente o negócio e tomar decisões mais seguras e acertadas.

3. Capacidade de personalização

Cada pessoa tem o seu jeito de organizar informações importantes. Para garantir uma boa experiência aos usuários, o software deve permitir personalizações sem que isso tenha influência em seu rendimento.

Assim, é interessante buscar ERPs que permitem organizar as informações conforme o interesse do empresário, definir quais dados precisam ser destacados, além de outras possibilidades. Tudo isso faz com que o programa seja amigável, fácil de operar e acessível para qualquer pessoa. Com isso, cada empresário pode desenvolver o seu modelo de controle empresarial conforme as suas necessidades e preferências.

4. Economia de tempo e recursos

Um bom software de gestão deve contribuir para que a empresa tenha economia de tempo e recursos. Gastar horas fazendo planilhas, consultando dados em fontes diversas e organizando a situação financeira da empresa faz com que gestores percam um tempo precioso e os processos se tornem morosos.

Assim, um ERP, ao concentrar os dados em um só ambiente, facilita e otimiza esse trabalho, além de tornar os processos internos mais eficientes e rápidos. Dessa forma, economiza tempo e recursos que podem ser aplicados em outras áreas da empresa.

Estas características essenciais de um ERP demonstram como o software é importante para organizar o dia a dia da companhia e oferecer os subsídios necessários para planejar com eficiência o seu trabalho.

O que achou deste artigo com as características essenciais de um ERP? Entre em contato com a MaxpróERP e saiba como podemos ajudar ainda mais a sua empresa!