Saber como calcular o giro de estoque da sua empresa é um passo importante para que você mantenha o controle e consiga ser bem-sucedido no mercado. Esse cálculo ajuda a evitar sofrer com as faltas de produtos e até mesmo com o excesso deles.

Você sabe como fazer isso? Continue lendo o nosso post e encontre a resposta para essa e outras perguntas!

Saiba o que é giro de estoque e como ele deve ser calculado

O giro de estoque é um indicador que mostra para os gestores qual é o fluxo de estoque dentro da empresa, ou seja, quantas vezes no ano muda totalmente os produtos que estão disponíveis para venda. Esse cálculo pode ser feito de duas formas:

Quantidade vendida

Essa forma de calcular é indicada para empresas pequenas e que não possuem altas demandas de estoques. Para fazer o cálculo você precisa da quantidade do produto no seu estoque e quantas vendas são realizadas no ano.

Para entender um pouco mais pense que o seu estoque médio é de 100 pares de sapato. Anualmente, você vende 600 sapatos. Dividindo as vendas anuais pelo estoque médio (600 divido por 100) você chega ao resultado de número 6. Isso significa que o seu estoque terá 6 giros durante o ano.

Valor do estoque

A segunda forma de calcular o giro de estoque é levar em consideração o valor dos produtos. Esse cálculo é indicado para empresas de todos os tamanhos.

Para fazer essa segunda conta você precisa saber o valor do estoque médio e o volume de vendas em um determinado período a preço de custo. O resultado será dado pela divisão das vendas anuais pelo estoque médio

Uma empresa que tem o estoque médio de 10 mil reais e um volume de vendas anuais de 60 mil (R$60.000,00 dividido por 10.000,00) terá o seu giro de estoque por 6 vezes durante o ano.

Conheça os motivos para calcular o giro de estoque

Tomar essa atitude não serve apenas para ter um dado que não será utilizado para nada. Na verdade, saber como calcular o giro de estoque da sua empresa, quando bem utilizado, vai trazer muitos benefícios. Podemos citar pelo menos 5 deles:

  • entender a rotatividade dos produtos dentro da empresa;
  • ter o espaço para armazenamento do tamanho certo;
  • diminuir os riscos de perder produtos;
  • minimizar os prejuízos (produtos parados por muito tempo e gastos com alugueis de espaços para armazenamento); 
  • prever a demanda que a sua empresa tem e se antecipar a ela.

Saber como calcular o giro de estoque da sua empresa é fundamental para saber o quanto você vai investir em produtos por um determinado período. Ter um software eficiente e especializado que dê as informações atualizadas vai ajudá-lo a fazer esse cálculo de forma eficiente e aumentará o controle que você tem do seu estoque.

Gostou de saber como calcular o giro de estoque? Quer ter acesso a um software eficiente que ajude você nesse processo? Acesse o nosso site para ter mais informações!