Personalidades distintas, gostos, particularidades e o ocasional mau humor: são muitas as questões que contribuem para os desentendimentos no ambiente corporativo. Todo gestor deve saber que as desavenças são naturais — no entanto, elas não devem se exceder a ponto de tonarem-se um desrespeito mútuo.

A disparidade nas ideias é produtiva para uma empresa. Pensando diferente, cada colaborador pode contribuir com seus próprios preceitos e opiniões. No entanto, se o seu time não é estimulado a aceitar as diferenças, brigas podem acontecer. É aí que entra a gestão de conflitos no ambiente de trabalho.

É preciso perceber que processos organizacionais que demandam otimização, comunicação falha e falta de capacitação da liderança contribuem para um ambiente de trabalho problemático. Está com dificuldade para manter sua equipe unida? Quer evitar as discussões improdutivas e centralizar os esforços do seu time? Neste post, damos as melhores dicas para lidar com tudo isso. Acompanhe!

Quais as consequências dos conflitos?

Sem a gestão de conflitos no ambiente de trabalho, as brigas ganham mais e mais corpo. Veja a seguir algumas consequências dessa falta de paridade entre os colaboradores.

Baixa na produtividade

Como trabalhar bem com uma série de conflitos diários? Se os colaboradores têm dificuldade para aceitar os posicionamentos uns dos outros e expor respeitosamente suas colocações, torna-se complicado criar um ambiente de cooperação.

Além disso, se o gestor está ocupado mediando conflitos a todo momento, seu próprio trabalho sai prejudicado. A consequência: atividades estratégicas sendo deixadas de lado para resolver processos internos que agregam pouco valor. Assim, a produtividade tende a diminuir gradativamente — e o empreendedor precisa tomar cuidado para não perceber isso tarde demais.

Ambiente de trabalho inóspito

Passamos boa parte do dia em nosso ambiente de trabalho. O local, além de improdutivo, pode ficar desconfortável por conta da quantidade de conflitos que ocorrem ali. Logo, é imprescindível tomar uma atitude para minimizar os confrontos.

Comprometimento das finanças

Uma empresa improdutiva em que os funcionários trabalham sem motivação dificilmente será um sucesso de mercado, certo? Os conflitos internos muitas vezes parecem desprezíveis, vistos como simples “discussões de escritório”, mas, na verdade, podem se tornar um grave prejuízo para a organização.

Se os colaboradores não têm empenho e produzem mal, as finanças da pequena empresa são comprometidas. Os conflitos podem congelar os planos de ação da marca, inutilizando seus esforços para se destacar diante da concorrência.

Como fazer a gestão de conflitos no ambiente de trabalho?

Provavelmente você já conhece bem as consequências negativas que os conflitos geram no ambiente de trabalho. Se o que você busca, na verdade, é entender como agir para evitar esses problemas, abaixo trazemos algumas sugestões:

Saiba ouvir

Ter disposição para ouvir o outro é sempre a melhor escolha para mediar um conflito ou até sair de um desentendimento pelo qual você está passando. Lembre-se de que o respeito é a base de toda comunicação.

Estimule os feedbacks

Para que os colaboradores se alinhem em prol de um objetivo comum e deixem de lado as discussões superficiais, eles precisam conhecer os processos da empresa e ter um canal aberto de comunicação. Todo colaborador precisa ter a liberdade de se comunicar tanto com seus superiores quanto com a equipe que trabalha junto dele.

Para alinhar os funcionários e ajudá-los a modificar comportamentos improdutivos e conflituosos, dê feedbacks constantes. Uma boa dica é permitir que os colaboradores também deem feedback uns aos outros.

Tenha empatia

Ter empatia e estimulá-la na equipe é um passo importante para o gestor. Fazendo isso, evitam-se os conflitos e o ambiente de trabalho se torna mais cooperativo. É preciso saber que todos temos dias ruins e que, certas vezes, precisamos nos colocar no lugar do outro.

Fazer a gestão de conflitos no ambiente de trabalho significa mediar os desentendimentos, buscando as melhores práticas para alinhar a equipe e evitar que o time se desuna. Quer evitar um ambiente conflituoso e improdutivo? Aprenda a fazer isso com nossas 4 dicas para aumentar a produtividade das equipes!