As histórias, as ações, as atitudes e as opiniões dos maiores líderes do mundo são fontes de inspiração para que empresários possam encontrar o estímulo necessário para enfrentar desafios e construir seus negócios. Mas quais são as características desses líderes que inspiram tanta gente? 

Eles são caracterizados pela capacidade de representar bem um grupo de pessoas. São reconhecidos pela capacidade de persuasão e de transmitir ideias, assim como pela postura firme, dinamismo e proatividade. Essas características são essenciais para quem busca se destacar no mundo dos negócios.

Neste artigo, vamos apresentar alguns dos principais ensinamentos dos maiores líderes do mundo. Quer se inspirar neles? Então não deixe de acompanhar este texto até o fim!

Martin Luther King Jr.

“Eu tenho um sonho”. A histórica frase de Martin Luther King Jr. (1929-1968) é um grito pela liberdade e igualdade. O pastor e ativista norte-americano ficou conhecido pela sua luta pelos direitos dos negros e das mulheres na década de 60. Em sua trajetória, ficou conhecido pela ótima oratória e por optar pelos protestos pacíficos.

Com isso, deixou um legado de amor e respeito, demonstrando que é possível conseguir muito a partir da capacidade de negociação, articulação e persuasão. Ou seja, não há necessidade de recorrer à violência enquanto houver possibilidade de usar a razão.

Bill Gates

Com 19 anos, Bill Gates (1955) fundou a Microsoft e a transformou em uma das maiores empresas do mundo. Não é à toa que chegou a ocupar o posto de homem mais rico do planeta, o que só foi possível porque ele adotava uma postura ativa em projetos, atividades e no desenvolvimento de soluções para a sua companhia.

Ele também é um empresário extremamente preocupado com a sociedade e se envolve frequentemente em diversas ações beneficentes – estima-se que já tenha doado mais de US$ 28 bilhões para a caridade.

Esse é mais um exemplo que demonstra a importância do líder se envolver nos projetos e dar atenção à comunidade ao seu entorno. 

Walt Disney

Quando falamos em entretenimento mundial, a primeira empresa na qual pensamos ainda é, normalmente, a Disney. Esse império foi construído em cima de um rigoroso trabalho de excelência, uma exigência do seu criador, Walt Disney (1901- 1966).

Os produtos da empresa têm tanta qualidade que os adeptos da marca não costumam ser apenas clientes, mas sim verdadeiros fãs da companhia.

Isso acontece, também, porque Walt Disney adotou uma política de valorização dos seus colaboradores, pois ele entendia que um ambiente de trabalho saudável era essencial para garantir criatividade, produtividade e qualidade na sua empresa.

Dessa maneira, ele nos ensina que liderar é, também, preocupar-se com o bem-estar e com a satisfação de todos, tanto de funcionários quanto de consumidores.

Barack Obama

Primeiro negro a presidir os Estados Unidos da América (EUA), Barak Obama (1961) ficou marcado pela sua inteligência e enorme carisma, características que puderam ser observadas durante os debates nas eleições presidenciais de 2009, quando ele saiu vitorioso. Em todo os momentos da disputa, ele sempre manteve uma postura cortês e simples.

Além disso, o político tem grande oratória, o que permitia a ele transmitir suas mensagens com eficiência. Assim, Barack Obama é um exemplo de que um grande líder é aquele que sabe cativar as pessoas, ganhando a confiança delas por meio do diálogo e da exposição de ideias – sem a necessidade de adotar uma postura agressiva para isso.

A história e a experiência dos maiores líderes do mundo servem de inspiração para que os empresários das mais diversas áreas possam lidar com as situações do dia a dia e com os desafios que encontrarão durante o desenvolvimento dos seus negócios.

Com essas referências, é possível aprender a lidar com a adversidade e encontrar estratégias vencedoras.

Gostou deste artigo sobre os ensinamentos dos maiores líderes do mundo? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais!