Mix de marketing é o conceito de marketing que foi criado pelo professor Jerome McCarthy e disseminado por Philip Kotler. Nele encontramos 4 pilares que, quando em equilíbrio, têm a capacidade de influenciar e conquistar o seu público-alvo. Esses pilares passaram a ser conhecidos como 4P’s por causa da letra inicial de cada uma das palavras: Product (produto), Price (preço), Placement (praça) e Promotion (promoção).

Essa estratégia é capaz de melhorar a percepção que as pessoas têm da sua marca e aumentar as suas vendas. Mas, o que realmente significa cada um dos 4P’s? Continue lendo o nosso post que você não vai se arrepender!

Pense no seu produto

Antes de começar a comercializar um produto você precisa tirar tempo para avaliar como ele será atrativo para o seu público-alvo. Por isso, você tem de verificar:

  • o que você vai vender;
  • as qualidades do produto (incluindo o impacto emocional que ele pode causar no consumidor);
  • design (cor, formato, embalagem, tamanho etc);
  • ciclo de vida do produto, tendo em mente que ao entrar em declínio é a hora de retirá-lo do mercado e aparecer com uma nova solução.

Dê atenção ao preço

O preço é o quanto você vai cobrar pela solução que oferece. O seu sucesso no mercado depende muito de como vai dar atenção a esse pilar. Afinal, você precisa pagar os funcionários, os fornecedores, as demais contas do empreendimento e ainda ter uma boa margem de lucro.

Vale a pena lembrar que o preço também altera a percepção que as pessoas têm da sua marca. Quando o consumidor enxerga mais valor em uma determinada marca, ela será a escolhida com mais frequência, mesmo que tenha o preço mais alto que o da concorrência.

Reflita sobre a praça

A praça, no mix de marketing, se refere ao local de distribuição do produto. É necessário pensar onde o seu público-alvo costuma procurar aquilo que deseja. Isso vale tanto para ambientes virtuais como para as lojas físicas. 

Depois de descobrir a preferência dos seus clientes é preciso definir uma estratégia. Dessa forma, você vai conseguir facilitar a venda do seu produto e torná-lo mais acessível aos consumidores.

Comece a promover

Promoção, nesse caso, é diferente de criar liquidações do seu produto. Ela tem o sentido de divulgar, ou seja, promover a sua marca e as soluções que são oferecidas para os clientes. Por isso, você precisa pensar:

  • qual o canal de divulgação mais adequado (televisão, rádio, internet, etc);
  • quando deve ser aproveitado para vender mais, ou seja, se o produto é sazonal;
  • na influência que os seus concorrentes têm no mercado e como você pode mostrar o seu diferencial.

Ao parar para analisar o que representa cada um dos Ps do mix de marketing fica claro que essa estratégia precisa ser avaliada dentro da sua empresa, não importa o tamanho dela. Ao encontrar o equilíbrio entre cada um desses pilares você conseguirá alavancar as suas vendas e se tornar cada vez mais competitivo no mercado.

Gostou de saber como aplicar os 4P’s do mix de marketing na sua pequena empresa? Quer continuar lendo posts de qualidade como este? Veja o nosso artigo Como alavancar as vendas de minha empresa com marketing de conteúdo.