Atuar no dia a dia de uma empresa sem saber como, realmente, está o negócio pode ser frustrante. No mínimo, isso faz com que não se tenha controle de como estão os seus lucros e os seus gastos. Para resolver esse problema, você deve começar a fazer uma análise financeira de resultados na sua empresa. Então, quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o nosso post e confira!

A importância de uma análise financeira de resultados

Fazer uma análise financeira de resultados é essencial para que você consiga verificar a rentabilidade do seu empreendimento. Ela lhe permite ver os pontos fortes e fracos que o seu negócio tem para que, a partir disso, você possa tomar medidas para solucioná-los.

No geral, para ser bem-sucedido nessa etapa é necessário ter fácil acesso a:

  • faturamento periódico;
  • custos fixos e variáveis;
  • lucro  ( já descontando todos os custos operacionais);
  • fluxo de caixa;
  • preço de venda dos produtos.

3 vantagens de fazer uma análise financeira de resultados automatizada

Agora que já vimos como essa análise é importante para que o seu negócio continue a crescer no mercado, podemos destacar, pelo menos, 3 grandes benefícios. Quer saber quais são eles? Confira:

1. Redução de riscos

Por mais lucrativa que uma empresa seja, cada decisão representa um risco. Afinal, não é garantido que uma ação seja a certa para o negócio. Mas, se você tiver um levantamento histórico do comportamento financeiro do empreendimento, é possível diminuir essa probabilidade de algo dar errado. 

Em outras palavras, assim você terá todo o auxílio necessário para tomar o melhor caminho para o crescimento da empresa.

2. Redução de erros

A verdade é que os processos feitos manualmente estão sempre sujeitos a erros. Dificilmente uma pessoa vai inserir algum dado errado de propósito, mas ainda podem ocorrer erros de digitação, ou mesmo descuidos por parte das pessoas.

Por isso, automatizar tudo os processos elimina essas ocorrências e garante muito mais credibilidade aos dados que são apresentados.

3. Reforço da segurança da informação

Ainda outro ponto positivo automatizar os processos internos é que as informações da sua empresa e dos seus clientes estarão mais seguras. Afinal, será possível compartilhar os dados apenas com os profissionais que precisam de acesso a eles, com controle total de quem acessa o quê.

Como usar a tecnologia a seu favor

Bom, para garantir a eficiência da sua análise financeira de resultados, você não pode deixar de dar atenção à forma como usa a tecnologia.

Existem hoje no mercado empresas que desenvolvem e implementam softwares ERP levando em consideração o perfil da sua empresa. Isso é fundamental para você consiga dar atenção aos diversos aspectos do empreendimento e tenha acesso às informações de que precisa, sem dificuldades.

Enfim, fica claro que a análise financeira de resultados é um importante passo para avaliar o desempenho do seu negócio. Como vimos, tomar essa atitude vai trazer muitos benefícios a longo prazo, e o ajudará a ser mais competitivo no mercado!

Gostou do nosso post? Então aproveite para compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais!