O sucesso de uma empresa depende do bom desempenho de seus colaboradores. Por isso, gestores costumam cobrar a alta produtividade. Porém, a jornada de trabalho é definida na contratação e é resguardada por lei, garantindo os direitos da empresa e dos funcionários.

Nesse sentido, o controle de ponto digital é importante para os dois lados. Afinal, com esse acompanhamento o trabalhador comprova que cumpriu a carga horária exigida — e, assim, que está apto a receber seus vencimentos integralmente — e a empresa tem a segurança de que os profissionais estão exercendo as suas funções de acordo com o horário estabelecido por lei, já que conta com o registro completo das entradas e saídas.

Quer entender como o controle de ponto digital pode ajudar a sua empresa? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!

O que é controle de ponto digital?

O controle de ponto digital tem como objetivo identificar a presença do funcionário na empresa e registrar as horas trabalhadas. Esse processo é feito por um sistema de reconhecimento biométrico, que pode funcionar por meio da impressão digital ou imagem facial.

As informações são armazenadas na memória do aparelho e podem ser consultadas a qualquer momento. Há também a possibilidade de emitir recibos assim que os registros são feitos, gerando um controle tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Quais as vantagens de contar com controle de ponto digital?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o controle de ponto digital, que tal conhecer as principais vantagens de se contar com esse tipo de sistema? Confira os próximos tópicos!

Melhora o controle da jornada de trabalho

Existem várias formas de registrar o comparecimento dos funcionários no local de trabalho, como a folha de ponto, por exemplo. Mas esses mecanismos costumam ser frágeis e podem ser burlados mais facilmente. Dessa forma, um sistema automatizado gera mais segurança e garante um controle bem mais eficiente da jornada do profissional.

Evita processos trabalhistas

O registro de ponto é a maneira que a empresa tem de documentar a frequência do colaborador, garantindo que os termos acordados em contrato estão sendo cumpridos legalmente. Assim, o controle digital diminui as chances de a empresa sofrer ações trabalhistas relacionadas à carga horária de trabalho de seus funcionários.

Assegura o pagamento correto das remunerações

O controle de ponto digital permite que a empresa registre fielmente a entrada e saída de seus funcionários, facilitando a gestão de recursos humanos e o cumprimento dos contratos de trabalho. Além disso, assegura que o pagamento de horas extras e possíveis descontos sejam feitos corretamente e de forma justa.

Reduz os custos para a empresa

Com um controle mais efetivo da jornada de trabalho, maior a garantia de que a empresa está pagando exatamente o que deve aos colaboradores. Com menores chances de sofrer ações jurídicas devido a erros no cálculo das horas laborais, a empresa consegue enxugar os seus gastos e otimizar a sua gestão financeira.

Como vimos, o controle correto da frequência dos colaboradores é uma forma de construir relações de trabalho mais justas e confiáveis. Afinal, resguarda os direitos e deveres tanto da empresa quanto do funcionário. O controle de ponto digital é um mecanismo que garante a segurança desse processo e uma excelente alternativa para as empresas.

 Gostou deste artigo sobre como o controle de ponto digital pode contribuir com o seu negócio? Então curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos tão relevantes quanto esse!