Abrir um negócio, em nosso país, pode ser bastante desafiador, pelo fato de que há muita burocracia e impostos que incidem nos empreendimentos, principalmente nas pequenas empresas. Há quem diga que a contabilidade é algo que causa bastante incompreensão, mas a verdade é que ela é um ponto-chave para o sucesso e, com as medidas certas, ela pode fazer a diferença.

Dessa forma, a contabilidade para pequenas empresas deve ser conceituada como a ciência que controla e registra, por meio de métodos, atos e fatos que ocorrem em certo período nesses negócios. Ela é muito importante, pois é uma das fontes primárias para tomadas de decisões e controle de processos, além de mensurar, identificar e analisar informações sobre eventos econômicos.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça algumas dicas da importância da contabilidade para os pequenos negócios. Confira agora!

Analise o regime tributário

Aqui é necessário analisar duas questões quando se trata de contabilidade para pequenas empresas: o faturamento e a atividade desenvolvida pelo empreendimento. Após isso, você deve procurar orientação profissional para determinar em que regime tributário seu negócio se enquadra.

Há 3 possibilidades hoje, conforme a legislação tributária: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada uma delas apresenta uma alíquota única para o recolhimento de impostos.

O enquadramento correto evita o pagamento de tributos extras, que poderiam sacrificar a saúde financeira do seu empreendimento. Em contrapartida, isso também evita a possibilidade de recolhimento aquém dos valores devidos, o que implicaria em sonegação de impostos.

Por isso, busque sempre contar com uma orientação correta a fim de evitar situações prejudiciais para a sua empresa.

Faça um planejamento financeiro

O planejamento e a organização financeira são características indispensáveis para a atividade empresarial. Os empreendedores precisam organizar todos os processos e atividades inerentes ao seu negócio para a efetividade e o crescimento perante a concorrência.

O planejamento financeiro envolve vários aspectos referente às operações, principalmente as que exigem recursos da empresa. Uma questão que demanda bastante atenção é a realização de uma organização contábil que englobe todo o próximo ano de atividade empresarial. É recomendado que o gestor já pense em realizar esse processo no ano anterior para evitar qualquer contratempo.

Então, para o correto planejamento de contabilidade para pequenas empresas, você deve analisar o quanto gastará e o quanto receberá, além de observar quais recursos serão investidos para alavancar o seu negócio. Isso é fundamental, contudo você deve acompanhar e registrar esses dados constantemente para que toda sua programação seja realmente eficaz.

Adote o software correto

A tecnologia está mudando bastante as relações empresariais e o uso de um ERP eficiente proporciona benefícios. Esse tipo de programa automatiza os processos que anteriormente eram executados de forma manual, os quais ocasionavam baixa produtividade e necessitavam de alta demanda de colaboradores.

Assim, contar com um bom software para o gerenciamento da contabilidade é fundamental. Além disso, o programa a ser implantado precisa ser customizado conforme as necessidades dos seus clientes. Essa prática é algo essencial para a sobrevivência e perpetuação do seu empreendimento. Então, adote um programa eficiente e que atenda às necessidades do seu negócio.

Portanto, a contabilidade para pequenas empresas é muito importante para quem deseja alavancar o negócio e se destacar no mercado. Não deixe de buscar os meios corretos para que seu empreendimento seja uma referência no mercado brasileiro.

E aí, gostou deste post? Deixe o seu comentário com suas dúvidas e impressões!