Empresas de sucesso têm uma coisa em comum: sabem que os bons resultados não vêm por acaso. Pelo contrário! É necessário planejar com cuidado cada ação e desenvolver as melhores estratégias de mercado. Além disso, é necessário mensurar os resultados para entender o que funciona ou não. Uma das métricas para isso é a taxa de conversão de vendas.

Para entender melhor a importância de todo o processo descrito acima, basta imaginar um esportista: ele depende de um bom desempenho e, para garantir isso, treina, mede o seu progresso e, depois, busca alternativas para melhorar. No mundo empresarial é a mesma coisa.

Nos próximos parágrafos vamos explicar um pouco mais sobre uma das métricas para medir resultados: a taxa de conversão de vendas. Quer aprender? Então não deixe de ler este artigo!

A taxa de conversão de vendas

Essa métrica tem como objetivo medir o retorno de cada ação ou investimento realizado pela sua empresa. Pode-se avaliar o tempo destinado a cada trabalho ou dinheiro aplicado em suas estratégias. Para chegar ao resultado é considerado o número de conversões ou vendas realizadas.

Ao analisar a taxa de conversão de vendas, você conseguirá determinar se o seu trabalho e as suas estratégias são realmente eficientes, em que pontos eles funcionam bem e em que momento elas dão errado. Com isso, pode promover melhorias e encontrar soluções ainda melhores para o seu trabalho.

Fórmula para calcular a taxa de conversão

O cálculo da taxa de conversão é bastante simples e pode ser calculado pela divisão entre o número de conversões obtidas em um período e a quantidade de engajamento obtido. Ou seja:

taxa de conversão = conversões / engajamento x 100

Exemplificamos: vamos supor que 1.000 pessoas engajaram em seu site, mas somente 200 delas compraram o seu produto. Então, temos a seguinte equação:

taxa de conversão = 200 / 1000 = 0,2 x 100 = 20

Ou seja, a sua taxa de conversão é de 20%.

Diferentes cálculos da taxa de conversão

Sabendo a fórmula necessária para calcular a taxa de conversão, você pode aplica-la para avaliar as diferentes etapas do funil de vendas:

  • conversão de visitantes para leads;
  • conversão de leads para oportunidades;
  • conversão de oportunidades para clientes.

Vamos a um exemplo. Pense que durante um mês você teve 200 oportunidades de negócio. Desse número, 25 vieram a se tornar clientes da empresa. Dessa forma, podemos calcular a taxa de conversão de vendas da seguinte maneira:

  • oportunidades de negócios = 200;
  • número de negócios feitos = 25;
  • cálculo = 25/200 = 0,125 x 100 = 12,5%

Assim, a sua taxa de conversão de vendas foi de 12,5%.

Agora que você já sabe o que é taxa de conversão de vendas e qual a sua importância, não deixe de realizar o cálculo e acompanhar os resultados das suas ações.

Dessa forma, conseguirá desenvolver estratégias ainda mais eficientes e ter um melhor desempenho com o seu negócio. Então, mãos à obra!

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário contando as suas experiências!